
Existe uma diferença entre saber delegar tarefas e ser autoritário. Cada dia mais, as organizações estão eliminando os chamados "chefes mandões". Elas buscam um profissional que saiba distribuir as tarefas e gerenciar sua equipe.
O gestor deve servir de inspiração para seus liderados. É necessário que confiem nele e o respeitem. Por isso, além da confiança, o bom líder precisa ter consciência de suas responsabilidades, conhecimento técnico, saber planejar, se comunicar e ser um profissional com princípios éticos.
Colaboração no ambiente corporativo
O líder que sabe valorizar e ouvir os colaboradores contribui bastante com a motivação dos mesmos. Quando estamos em um ambiente onde todos colaboram, o resultado é extraordinário, pois ambas as partes trabalham mutuamente.
A finalidade de delegar tarefas é conseguir que o colaborador resolva uma demanda da melhor forma possível dando a ele a oportunidade de decisão.
É importante que o líder seja flexível e entenda que erros podem acontecer ao transferir uma atividade para algum colaborador. Agindo assim, seu liderado não se sentirá inibido caso não alcance o objetivo final.
Quando for delegar uma tarefa, deixe claro que o profissional poderá contar com você. Aponte o caminho e esteja sempre por perto para dar o suporte necessário. Um bom líder, acima de tudo, prepara outros futuros líderes.
0 comentários:
Postar um comentário