
O líder tem grandes responsabilidades em suas mãos. Ele tem o poder de levar uma equipe à glória ou à derrota. Sabemos que líder não é simplesmente um chefe. Aliás, a figura do "chefe", aquele sujeito que apenas delega demandas, é um modelo ultrapassado que o mundo corporativo não suporta mais.
Mas o que é um bom líder? Certa vez em uma entrevista, a professora de Administração de Empresas da Harvard Business School (HBS) e diretora da Iniciativa de Liderança, Linda Hill, contou uma história interessante. Em uma empresa havia dois gerentes que trabalhavam em uma mesma área e tinham como objetivo os mesmos resultados. O gerente A era o tipo de líder amigo. E sempre que pedia algo para os colaboradores, ele enfatizava "faça isso porque somos amigos". Por um período, ele obteve bons resultados. Até que chegou o momento de promover um de seus "amigos" e ter que não dar um bônus para outro. A insatisfação foi instalada e se alastrou na equipe, consequentemente, os resultados caíram. Já o gerente B era um chefe e sua equipe era apenas uma "executora". Ele era centralizador e as pessoas tinham que fazer as tarefas que ele ordenava, pois era o chefe, então o único que sabia o que deveria ser feito. Bons resultados surgiram no começo, até que as pessoas ficaram desmotivadas por sua postura, não queriam mais estar em sua equipe e começaram a sair.
Nenhum dos modelos acima – que são opostos – serve como exemplo de liderança eficaz. O chefe esgota todo o potencial do grupo. Centraliza tudo e toma as decisões sem feedback da equipe. Ou seja, os colaboradores são apenas executores e nada mais. Aqueles que tratam liderança somente como uma relação de amizade decepcionam as pessoas, geram o sentimento de inveja, consequentemente, a equipe é minada com a insatisfação. Já um bom líder traz segurança para o grupo. Os colaboradores confiam nele e sabem que conseguirão bons resultados.
Hoje, as empresas precisam de líderes capazes de preparar o terreno para que as equipes se desenvolvam e produzam com potencial máximo. Veja algumas dicas para construir uma liderança embasada em resultados, mas especialmente no desenvolvimento e evolução dos liderados:
- Aproxime-se de seus colaboradores: mantenha uma relação próxima de sua equipe. Deixe o ambiente mais informal. Isso traz leveza e alivia as pressões diárias.
-Flexibilidade: todo bom líder deve saber ser flexível quando necessário. Mire no exemplo de um avião que, para suportar uma turbulência e mudanças repentinas, precisa de asas flexíveis para não quebrar.
-Seja assertivo: saiba comunicar o que quer de uma forma clara. Isso é necessário para que equívocos não aconteçam por uma falha na comunicação.
-Ouça: a sua equipe não é apenas uma "executora". É importante saber a opinião de seus colaboradores sobre suas atividades.
-Conduza: aponte o caminho e leve sua equipe a vitória. A cada nova conquista a confiança que eles depositam em você será renovada!
Além dessas dicas, o Coaching também pode contribuir com uma boa liderança: potencializando habilidades, auxiliando no gerenciamento, motivação e desenvolvimento de uma equipe. Através da cultura de Coaching no mercado corporativo, os resultados serão maximizados e as expectativas pessoais e profissionais podem ser plenamente alcançadas.
0 comentários:
Postar um comentário