Prazeres da Mesa – Férias Com Bom Gosto

Dolphin Tech
Descubra seu verdadeiro potencial. Alcance a excelência.
Prazeres da Mesa – Férias Com Bom Gosto
Feb 9th 2013, 19:23

Existem muitas valiosas lições que podemos aprender de cada povo e de sua cultura. Quem viaja sabe muito bem disso. Uma das coisas mais interessantes ao se viajar é conhecer não só os museus, monumentos, prédios, e sim, as pessoas, seus jeitos, seus modos, suas maneiras.

A cultura de um povo sempre tem recompensas para o observador atento. Estive recentemente na França. Lá eles tem vários hábitos que só eles mesmo para se gostar. Exemplo, comer escargots. É difícil para o nosso paladar apreciar isso. O mesmo se dá com rãs, patê de fois gras (patê de macerado de fígado de ganso esteatótico – gorduroso – para quem não entendeu a pronúncia…).

O francês adora comer, adora cozinhar, adora a mesa e as coisas do paladar. E não são gordos. Poucos franceses ficam com sobrepeso. Só que eles um hábito cultural muito interessante. Eles comem aos pedaços. Literalmente. Ao contrario de nós que consideramos uma boa mesa quando a quantidade é farta, eles consideram uma boa mesa quando o saber é notável, em pequenas quantidades.

Para o francês, a boa mesa deve sempre ter, entrada com molho de sabor notável – pequena porção – e molho este que se possa apreciá-lo ainda mais passando o pão no prato. Sim, para eles isso é gesto de apreciação do que foi servido, cumprimentos ao chef. A seguir deve vir o prato principal, em pequena mas suficiente porção de algo cujo tempero, molho ou combinação desperte seus canais sensoriais de forma surpreendente. De novo, você deve colocar o pão em ação, limpando o prato.

Próxima etapa pode ser uma sobremesa da excelente pâtisserie francesa, reconhecida pelo seu esmero. Aqui, um creme brouillé, uma mille fouille (mil folhas) de baunilha dos deuses. Ou talvez um sorbet de cítricos com chocolate amargo. Claro que em porções pequenas. Ainda tem mais: um prato sortido dos melhores fromages (queijos) que só eles produzem. Terminamos com um café expresso muito bem tirado.   P

arece que comemos muito. Engano seu. Você come muito mais no seu buffet do domingo, e até mesmo em casa quando repete o seu servir porque só mata a sua fome e encher a pança. Nosso objetivo quando comemos é "matar a fome". O objetivo deles é saborear a comida e fazer dela uma rica experiência sensorial. Pelo sim e pelo não, o método deles é muito mais saudável. Eles tem baixos índices de doenças cardiovasculares. São magros, vivem mais e são felizes, pelo menos à mesa.

Faltou uma consideração importantíssima. O vinho. Claro, eles cultuam o bom vinho e fazem dele o companheiro necessário às refeições. Só que, de novo, ao contrario de nós, eles o usam em pequenas porções. No máximo 2 cálices por refeição. Querem do vinho o sabor, a harmonização com a comida. Enquanto isso nós queremos … "encher a cara"…

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

 


PNL Programação Neuro Linguística - Templates Novo Blogger 2008