
Muitas pessoas possuem o mau hábito de inventar, comentar e espalhar rumores sobre outras pessoas. Tal comportamento pode ser nocivo, principalmente quando adotado no ambiente corporativo.
O ruído não deixa de ser um canal de comunicação informal entre os colaboradores, contudo, na maioria das vezes, acarreta muitos danos já que o conteúdo é sempre negativo. E isto é um perigo para o desenvolvimento de sua carreira profissional, para a convivência no ambiente de trabalho e entre as equipes, e a consequência pode ser pior ainda para os negócios, se a empresa ignorar seus efeitos.
O profissional que se envolve nesses assuntos, corre o grave risco de ter sua imagem manchada e, isso pode estender-se a sua vida pessoal também. O ambiente de trabalho deve ser sadio para que ocorra um bom desenvolvimento das ações, e de modo geral, os ruídos são prejudiciais até mesmo às pessoas que os transmitem.
Fofocas x Problemas de relacionamento
Em uma pesquisa realizada pela rede de contatos profissionais LinkedIn, cerca de 17 mil usuários de 16 países responderam a pergunta: "O que mais te irrita no escritório?". Entre os brasileiros, 83% dos entrevistados mencionaram a fofoca em excesso, e a média geral, entre todos os entrevistados, foi de 62%.
A melhor maneira de evitar esses ruídos é falar menos e ouvir mais. De acordo com especialistas, em casos de difamações graves, a comissão de ética da empresa deverá ser acionada para que deste modo os profissionais envolvidos sejam devidamente responsabilizados.
Os boatos diminuem a produtividade dos colaboradores e comprometem significativamente a qualidade da convivência. Isso acontece porque a fofoca se prolifera de forma rápida, provoca insegurança nos profissionais, e sempre é acrescida de informações não checadas, que geralmente não correspondem à realidade. Assim, em poucos minutos, ela pode causar um estrago gigantesco.
Sabendo dos danos que os ruídos podem causar, trouxemos 7 dicas poderosas que poderão ser usadas para evitar que situações conflituosas sejam geradas e com isso, melhorar o clima organizacional.
1- Evite repassar o boato: Quando chegar até você algum boato, evite repassá-lo. Reflita se essa conversa agrega alguma coisa e como você se sentiria se isso fosse dito sobre você.
2- Fale bem dos outros: Crie o hábito de focar nos aspectos positivos das pessoas, sem com isso parecer "bajulador".
3- Seja discreto: Não faça comentários sobre a vida pessoal de terceiros. Respeite o espaço de cada um.
4- Ocupe seu tempo: Sempre há o que fazer na empresa. Coloque o serviço em dia ou use seu tempo para seu desenvolvimento.
5- Se esquive da fofoca: Se no momento de convivência surgir algum comentário inconveniente, a melhor atitude é sair discretamente e evitar alimentar o assunto.
6- Respeite a empresa: É comum ouvir pessoas insatisfeitas reclamarem da organização. Nesse caso, seja ético e recuse a continuar o assunto. Caso aja algum problema que o deixe insatisfeito, converse com seu gestor e tente chegar á um acordo.
7- Lidere com sabedoria: Se você é o gestor deverá ser o exemplo para seus colaboradores. Fuja de ruídos e boatos. Se estiver acontecendo entre sua equipe, procure resolver o problema através de uma conversa discreta e individual.
Seguindo nossas dicas e usando da ética o ambiente corporativo será muito mais agradável.
0 comentários:
Postar um comentário