Capacidade de Gestão: A importância de desenvolver a liderança

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Capacidade de Gestão: A importância de desenvolver a liderança
May 8th 2013, 19:52

Na hora de contratar um profissional as organizações procuram alguns pontos que sejam interessantes para elas. E um vem se destacando: a capacidade de gestão.

Em uma pesquisa realizada pela empresa especializada em recrutamento Michel Page, na hora da contratação 42% das organizações buscam em seus futuros colaboradores o diferencial desta competência. O estudo conclui que em segundo lugar com 32%, está o foco em resultados e em terceiro com 31%, está à capacidade de relacionamento pessoal.

A forma como uma empresa é liderada reflete em seu desempenho produtivo, administrativo e financeiro. E liderar não é uma tarefa fácil.  Portanto, investir em cursos de liderança para colaboradores é uma excelente oportunidade para desenvolver competências de gestão na equipe, além de ampliar a visão estratégica.

Conheça alguns estilos de "líderes":

 - Os Autocráticos: tomam decisões por conta própria, dão ordens e esperam que os outros as sigam. Esse estilo pode produzir resultados numa situação de crise.

 - Os Democratas: envolvem os funcionários no processo de tomada de decisões. Esse líder, geralmente, ouvi a opinião da equipe e depois toma uma decisão.

 - Laissez-faire: são líderes que deixam os seus funcionários trabalharem livres. Ao contrário do líder democrático, que não oferece muitas orientações, causando confusão ou falta de motivação, o Laissez-faire compõe sua equipe com profissionais qualificados e competentes, que precisam de pouca orientação e tem um bom desempenho.

- Os Carismáticos: é muito participativo e entusiasma sua equipe. No entanto pode ter tendência a acreditar mais em si próprio do que na equipe. Isto pode prejudicar um projeto caso o líder saia. O sucesso está associado à presença do líder carismático.

- Liderança Coaching: esse líder utiliza as técnicas e ferramentas do Coaching para desenvolver sua gestão e seus liderados.  Tem visão sistêmica, capacidade de identificar oportunidades, as competências e habilidades de seus liderados. Com isso, procura desenvolver novas aptidões comportamentais e técnicas de forma a potencializar os resultados tanto da empresa  como dos profissionais sob sua gestão. Deste modo, o  Leader Coach  faz sua gestão de forma mais humanizada, oferece feedbacks assertivos, ouve na essência e busca compartilhar seus conhecimentos e experiências para estimular, conduzir e desenvolver as habilidades de seus colaboradores efetivamente.

Os estilos de líderes são exemplificados para sabermos como lidar com e estilo de cada um e como eles podem alcançar seus objetivos. Para obter bons resultados é preciso de um ambiente organizacional adequado, com gestores e colaboradores com hábitos de trabalho e formação adequada.

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