No Fundo do Poço

Dolphin Tech
Descubra seu verdadeiro potencial. Alcance a excelência.
No Fundo do Poço
May 12th 2013, 23:36

Existe uma expressão popular para designar quando alguém se encontra muito mal mesmo: "o fulano está no fim do poço". Esta "abaixo da linha da água, afundou de vez". É aquele sujeito que quando vê luz no fim do túnel só pode ser um trem vindo na direção dele…   Pois estes dias veio se consultar comigo um rapaz, pelos seus 20 e muitos anos, com uma expressão e aparência lamentáveis. Cabisbaixo, barba por fazer, roupas desarrumadas, expressão de vazio no olhar.     

"Porque veio aqui hoje? O que você deseja mudar? " Fui logo perguntando. E ele, com a voz arrastada, num tom lamurioso e de forma quase inaudível murmurou que se encontrava numa fase muito ruim, deprimido, sem perspectivas, sem emprego, sem escolhas. Vivia com seus pais, era totalmente dependente economicamente, porém, não agüentava mais viver com seus pais. Seu pai cobrava dele mudanças, iniciativa. Ele simplesmente não tinha nenhuma perspectiva. Não conseguia mover-se adiante. E não agüentava mais tanta cobrança, tanta pressão.

Situação prá lá de ruim, não é mesmo? Pois perguntei a ele o que o impedia de mudar, de fazer buscas, de abrir portas e tomar iniciativas. Ele me respondeu que tinha medo de errar, fracassar e decepcionar as pessoas, em especial ao seu pai. Este quadro põe um monte de gente a se tratar com remédios anti depressivos, psicoterapias longas etc e etc.

Perguntei: "Você já não está totalmente fracassado?". "Você já não esta decepcionando seu pai?". Você já não esta fazendo tudo errado?". "O que mais você pode fazer que pode aumentar ainda mais seu fracasso atual e decepcionar ainda mais seu pai do que o que você já esta fazendo hoje?".  Resposta imediata: "Nada!". "Realmente", diz ele, "o senhor me deu uma luz. Não há nada lá fora que eu possa fazer que possa me prejudicar mais do que o que já estou me prejudicando. Se fizer algo e der errado, pior do que estou não fico. Pior do que meu pai me avalia, não vai ficar…o senhor é um gênio! Já estou pensando em diversas coisas que posso tentar. Perdi o medo de errar."

Uma pessoa morre de medo de errar e comete o maior de todos os erros possíveis para evitar o erro…Tem muito medo de decepcionar alguém e por isso acaba fazendo algo/ou não fazendo o que poderia e isso decepciona a pessoa que importa não decepcionar. Parece um mecanismo de burrice humana pré instalado em nosso Cérebro. Meu conselho: quando tiver algum medo, verifique racionalmente se ele é cabível (pode até ser), útil, adequado e razoável. Se sim, deixe-o, ele esta cumprindo sua missão protetora. Se não, trate de mudar  para não ser mais ridículo do que já o é.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

 


PNL Programação Neuro Linguística - Templates Novo Blogger 2008