Emoções Negativas vs. Emoções Positivas

Dolphin Tech
Descubra seu verdadeiro potencial. Alcance a excelência.
Emoções Negativas vs. Emoções Positivas
Dec 2nd 2012, 17:37

Muitas pessoas passam uma vida inteira se perguntando "há algo de errado comigo?". Se martirizam e com sua autopiedade deixam as emoções tomarem conta de suas vidas. Esquecem o entusiasmo, o amor, os desejos, a fé e abrem mão de seus sonhos para viverem com medo, ciúme, ódio, vingança, ganância e até superstição. Como fazer com que nossa mente se ocupe na maior parte do tempo com as emoções positivas?

Primeiro é preciso entender como processamos as emoções. O nosso cérebro tem uma área especializada para processar as emoções. A maior parte das nossas emoções é "fabricada" no chamado Sistema Límbico. Uma estrutura primitiva entre o córtex e o tronco cerebral. Isso significa que as emoções são coisas antigas em nós. Ficaram de herança do homem das cavernas. Muitas são inúteis, incongruentes, indesejáveis e até mesmo bizarras.

Segundo é preciso entender que praticamente a totalidade das nossas emoções costuma acontecer sem a interferência consciente, isto é, não são intencionais ou de propósito, são automáticas, involuntárias. Somos tomados por elas e temos pouco controle sobre isso. Agora a má notícia: enquanto estamos conscientes e procuramos fazer pensamentos positivos, afirmações positivas, adotar atitudes positivas, o que conseguimos é apenas uns 3 a 5 % de processos positivos em nossa mente. Os 95 a 97 % restantes são um oceano de pensamentos negativos, emoções negativas e processos negativos que imperam em nossos inconscientes.

Porque isso? Para nossa proteção. Para a sobrevivência da espécie. Era melhor para se proteger se você tivesse um medo constante e latente, uma raiva sub liminar, um ciúme básico, etc.  A boa notícia: é possível mudar isso com treino e disciplina. Hoje a maior parte das emoções negativas inconscientes são desnecessárias para a nossa sobrevivência. Eram no tempo das cavernas. Agora não servem mais. O raciocínio, a lógica, a ponderação, a observação atenta são mais importantes.

Assim, com tempo, treino e disciplina o córtex (mais recente) consegue operar um razoável controle sobre o límbico. Isso requer um forte desejo e algum esforço mas uma vez conseguido a vida fica cada vez melhor. Assim, a resposta é que é totalmente possível viver com altas doses de emoções positivas mas como tudo na vida, não é de graça.

Alguns caminhos ajudam a acelerar isso entre elas a meditação, yoga, espiritualidade, Programação Neurolinguistica (PNL), hipnose, gestalt, psicologia cognitivo comportamental. Na PNL, por exemplo, aprendemos que as emoções são criadas em nós como conseqüência das representações mentais que fazemos sobre o que acontece conosco. Aprendemos a mudar tais representações e com isso conseguimos mudar nossas emoções. Procure o seu caminho que vale a pena!

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

 


PNL Programação Neuro Linguística - Templates Novo Blogger 2008