Muitas pessoas passam uma vida inteira se perguntando "há algo de errado comigo?". Se martirizam e com sua autopiedade deixam as emoções tomarem conta de suas vidas. Esquecem o entusiasmo, o amor, os desejos, a fé e abrem mão de seus sonhos para viverem com medo, ciúme, ódio, vingança, ganância e até superstição. Como fazer com que nossa mente se ocupe na maior parte do tempo com as emoções positivas?
Primeiro é preciso entender como processamos as emoções. O nosso cérebro tem uma área especializada para processar as emoções. A maior parte das nossas emoções é "fabricada" no chamado Sistema Límbico. Uma estrutura primitiva entre o córtex e o tronco cerebral. Isso significa que as emoções são coisas antigas em nós. Ficaram de herança do homem das cavernas. Muitas são inúteis, incongruentes, indesejáveis e até mesmo bizarras.
Segundo é preciso entender que praticamente a totalidade das nossas emoções costuma acontecer sem a interferência consciente, isto é, não são intencionais ou de propósito, são automáticas, involuntárias. Somos tomados por elas e temos pouco controle sobre isso. Agora a má notícia: enquanto estamos conscientes e procuramos fazer pensamentos positivos, afirmações positivas, adotar atitudes positivas, o que conseguimos é apenas uns 3 a 5 % de processos positivos em nossa mente. Os 95 a 97 % restantes são um oceano de pensamentos negativos, emoções negativas e processos negativos que imperam em nossos inconscientes.
Porque isso? Para nossa proteção. Para a sobrevivência da espécie. Era melhor para se proteger se você tivesse um medo constante e latente, uma raiva sub liminar, um ciúme básico, etc. A boa notícia: é possível mudar isso com treino e disciplina. Hoje a maior parte das emoções negativas inconscientes são desnecessárias para a nossa sobrevivência. Eram no tempo das cavernas. Agora não servem mais. O raciocínio, a lógica, a ponderação, a observação atenta são mais importantes.
Assim, com tempo, treino e disciplina o córtex (mais recente) consegue operar um razoável controle sobre o límbico. Isso requer um forte desejo e algum esforço mas uma vez conseguido a vida fica cada vez melhor. Assim, a resposta é que é totalmente possível viver com altas doses de emoções positivas mas como tudo na vida, não é de graça.
Alguns caminhos ajudam a acelerar isso entre elas a meditação, yoga, espiritualidade, Programação Neurolinguistica (PNL), hipnose, gestalt, psicologia cognitivo comportamental. Na PNL, por exemplo, aprendemos que as emoções são criadas em nós como conseqüência das representações mentais que fazemos sobre o que acontece conosco. Aprendemos a mudar tais representações e com isso conseguimos mudar nossas emoções. Procure o seu caminho que vale a pena!
0 comentários:
Postar um comentário