Faltando luz, a primeira coisa que cai é o sistema de comunicação via celular e o acesso à Internet. Assim, ficaríamos sem poder acessar o Facebook e o Tweeter. Um grande problema porque não poderíamos saber como os nossos amigos estão. Será que eles também estão dentro do blecaute? Sem telefone, porque todos os nossos aparelhos deixaram de ser aqueles de discar, não teríamos conexão com ninguém além dos que estão fisicamente próximos. Pelo menos ainda é dia…Teríamos a luz solar. O velho amigo que já foi até deus e depois foi rebaixado para uma mera estrela de quinta grandeza. Pois ele seguiria sendo um aliado confiável em horas tristes como esta.
Puxa, tudo, menos ficar sem energia elétrica. Logo vai escurecer, vem a noite e ai como é que fica? Devem resolver logo. A noite vem e o blecaute continua. Agora, sem luz, no escuro, a luz de velas e lanternas, sem internet, computador, TV a cabo, telefonia, só nos resta o rádio a pilhas, outro bom aliado – se a emissora estiver no ar. Puxa, voltaríamos a Idade da Pedra ! As crianças estariam enlouquecidas porque não poderiam jogar seus games. Os adultos estariam totalmente deprimidos e nem remédios poderiam comprar. Se a coisa seguir deste jeito por muito mais tempo o suicídio seria uma obrigação. Nunca tinha pensado que algo tão trivial, a energia elétrica, pudesse ser tão central em nossas vidas.
Pois pode sim, e pior, se o blecaute continuar, como é que vamos pagar as contas? Como é que vamos fazer homebanking? Como é que vamos trabalhar? Ganhar dinheiro? Aliás dinheiro pra quê? Provavelmente todos os sistemas de reposição de estoques em supermercados são informatizados, sem luz não funcionariam e nem aceitariam cartões de crédito… Seria o caos! O que nos restaria, se a energia não retornasse? Só nos restaria fazer o que os antigos faziam. Dormir logo após o sol se por e acordar bem cedinho ao nascer do sol. Usar apenas alimentos frescos e naturais já que as geladeiras não teriam serventia. Caminhar, andar, mover-se, já que as bombas de combustíveis dependem de energia elétrica e teríamos dificuldade de encontrar combustível para nossos carros. Nem precisaríamos deles pois os semáforos estariam desligados e trafegar seria muito arriscado.
Procuraríamos fazer algo útil e próximo de onde vivemos. Procuraríamos conhecer melhor nossos vizinhos e nos organizar com eles para conseguirmos melhores condições de vida para todos. Eventualmente até faríamos hortas coletivas e teríamos festas de rua, tanto de dia como a noite ao redor de fogueiras. Nos aproximaríamos uns dos outros. Os mais velhos reaprenderiam a contar histórias aos mais jovens. Os mais jovens teriam mais tempo e interesse nas histórias dos velhos.
Daríamos graças aos menores benefícios conquistados e seriamos gratos por poder usar o que Deus nos deu: braços, pernas e cabeça para conseguirmos sobreviver e viver em harmonia com nosso ambiente. Desprezaríamos os prédios altos até porque subir mais de três andares todos os dias não dá…As casas tonariam a ter muita procura. Morar no interior seria um luxo. Tudo isso, é claro, só até a energia elétrica voltar e ai voltaríamos ao que era antes…
0 comentários:
Postar um comentário