Ensino vs Educação

Dolphin Tech
Descubra seu verdadeiro potencial. Alcance a excelência.
Ensino vs Educação
Jan 5th 2013, 19:46

Quando passei pelos bancos escolares, era uma época hoje tida como primitiva. Não tínhamos computadores. Calculadoras eram inacessíveis e proibidas pelos professores de matemática. Os professores usavam o "quadro negro" com giz e não estas geringonças eletrônicas modernas de quadros digitais (com memória!). Quando recebíamos algum texto era um polígrafo feito com um estêncil rodado num mimeógrafo a álcool. 

Tempos selvagens aqueles. Só que, baseados nos resultados dos testes de qualidade de ensino modernos (Enem incluído), constatamos um triste realidade: os alunos atuais estão piores em qualidade de formação do que os do tempo do mimeógrafo. Recursos são escassos hoje, sim, mas antes eram muito mais…

O que mudou? Antigamente, há nem tanto tempo assim, os professores podiam ser divididos em dois grupos: professores e mestres. Os primeiros faziam da profissão um mero ganha pão e/ou passa tempo já que ou não queriam ou não sabiam fazer outra coisa. Os mestres, bem estes eram de outra estirpe. Eram gente entusiasmada pelo que faziam. Se sentiam úteis e sabiam seu papel na formação das pessoas que tinham ali na sua frente. Para eles ser professor era missão de vida. Inspiravam mais do que ensinavam. Eram verdadeiros conselheiros e conselheiras de vida. Freqüentemente se tornavam terapeutas de plantão e confidentes solícitos. Ensinavam mais com o exemplo do que com as palavras. Eram congruentes, praticavam o que diziam e só diziam o que praticavam.

Cada vez mais, infelizmente, os mestres desaparecem. Os professores sim, são abundantes. A cada concurso estes entram aos borbotões em todos os níveis do sistema de ensino. Os professores são entregadores de conteúdo. Costumam ensinar geografia, matemática, português, química, biologia… Se o aluno aprender, bom para ele, se não, problema dele. Os professores acreditam que na cabeça de um aluno existe um abismal vazio maior do que o Universo e que eles, os professores, tentarão (quase sempre infrutiferamente) preencher com alguma quantidade de informação que, de outra forma, estas infelizes criaturas – os estudantes – nunca teriam acesso.

Os mestres, ao contrário, malucamente acreditam que os alunos já tem dentro deles todo o conhecimento que buscam e que necessitam para seus enfrentamentos na vida. Ao mestre cabe desafiá-los, questioná-los, provocá-los para que os próprios alunos promovam a ascensão desta sabedoria escondida em seu inconsciente, tonando-se disponível (insight).    Um dos pais deste método magistral foi o sábio grego Sócrates. Sócrates dificilmente respondia a alguma pergunta direta de seus pupilos. Ao contrário, fazia a eles perguntas instigantes e deixava que eles encontrassem sozinhos as melhores respostas. Para Sócrates, sem mimeógrafo ou computador, pode-se ensinar algo a alguém ou educá-lo como aprender qualquer coisa. Você pode me dizer o que é mais valioso?

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

 


PNL Programação Neuro Linguística - Templates Novo Blogger 2008