
Lionel Andrés Messi, argentino, canhoto, 1,69m e, apesar de ter apenas 25 anos, já foi considerado o melhor do mundo em sua profissão quatro vezes consecutivas. A última foi essa semana: fruto de seus resultados em 2012.
Para quem não sabe, Messi é jogador de futebol. Em 2012, quebrou vários recordes, um deles foi o de maior quantidade de gols em uma temporada. Mas não é sobre estatísticas futebolísticas que iremos discorrer aqui.
Em um exercício de observação e reflexão, o que podemos aprender com o melhor jogador do mundo que possa nos ajudar a atingir a excelência em nossa profissão e vida pessoal?
Vejamos alguns pontos:
- Humildade: uma das principais características do jogador, além do talento com a bola, é claro. Em entrevistas com seus companheiros de equipe e com pessoas que convivem com ele, frequentemente destacam isso no jogador. Para ser o melhor, é fundamental ter humildade. Com a humildade, sempre estaremos dispostos a aprender mais e a ouvir nossos colegas de trabalho.
- Disciplina e foco: um atleta deve ter bastante cuidado para manter sua alimentação e condicionamento físico. O seu corpo é a sua ferramenta de trabalho. Diferentemente de vários outros jogadores, não se ouve que Messi estava em baladas ou faltou treinamentos. Ou seja, ele é disciplinado e focado em estar 100% para o seu trabalho. Uma lição importante para nós. Se quisermos alcançar a excelência, devemos dar o máximo que podemos.
- Superação e família: quando criança, Messi tinha um problema de desenvolvimento ósseo que lhe rendeu um prognóstico de que teria 1,50m de altura quando chegasse à fase adulta. Graças ao apoio familiar e sua habilidade, ele conseguiu que seu atual clube financiasse o seu tratamento. Segundo o Leonardo Faccio, que escreveu uma biografia sobre o jogador, quando Messi começou a sua carreira, ele não apenas lutava para ser um jogador de futebol, mas pela sua própria saúde.
É preciso dar atenção àqueles que nos cercam. A nossa família é a base para que possamos crescer de forma segura, tanto profissionalmente como pessoalmente. E família não é definida apenas por parentescos, mas sim pela cumplicidade, apoio, sinceridade e amor daqueles que nos cercam. Existem várias pessoas que se tornam a sua família ao decorrer de sua vida. Valorize-as sempre que puder!
Quando perguntaram como Lionel Messi comemoraria mais essa conquista, ele respondeu: "Como sempre, com a família."
0 comentários:
Postar um comentário