
Com o aquecimento do mercado de trabalho, consequentemente, a concorrência também aumentou. Ter um bom currículo, uma boa formação acadêmica e conhecimentos de línguas são requisitos básicos para conseguir uma boa colocação profissional. Além disso, é necessário ter uma rede de contatos eficaz.
O networking é uma poderosa ferramenta tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar na empresa na qual já trabalha. Quando bem administrado, pode te ajudar em diversas áreas. Portanto, deve-se estar atento ao cuidado para manter seus relacionamentos.
Um erro muito comum é o de só se preocupar com o networking apenas quando precisa usá-lo. Atitudes assim podem acarretar efeitos negativos, pois pode soar como falsa a aproximação. É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A rede deve ser construída de forma natural.
Além disso, é importante que você tenha organizado um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que você conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Neste sentido, algumas redes sociais como: Facebook e LinkedIn abrem oportunidades para você aumentar sua rede de contatos.
No entanto é preciso seguir algumas regras, pois sair adicionando todo mundo não quer dizer que será bem-sucedido. Deve-se estar atento ainda ás formas e estratégias para realizar uma abordagem adequada.
É necessário entender que investir na construção de um bom networking não se trata de burlar as regras do processo seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.
Cuide bem do seu networking e boa sorte!
0 comentários:
Postar um comentário