Endomarketing – O marketing “para dentro” da organização

» Blog
Endomarketing – O marketing "para dentro" da organização
Apr 1st 2013, 21:14

Endomarketing é uma poderosa ferramenta da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, com o objetivo de manter um relacionamento com o público interno das empresas, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais. O seu papel é atrair, motivar, e reter o seu primeiro cliente: os colaboradores, afinal, quando insatisfeitos com as condições de trabalho e com os produtos e serviços oferecidos, podem causar uma contrapropaganda. Por isso, é necessário estimulá-los a ter um maior compromisso e identificação com a empresa.

Para serem bem implementadas, as ações de endomarketing precisam ser estudadas e bem desenvolvidas, os funcionários precisam sentir que são verdadeiramente importantes dentro da equipe. Quando bem informados e em sintonia com as metas e objetivos da instituição, eles tendem a sentir-se valorizados e a assumirem com empenho sua parcela de responsabilidade sobre o resultado final do negócio.

A importância do líder para o sucesso do Endomarketing

O papel do líder é de extrema importância para o bom desenvolvimento das ações. Para isso, os gestores de RH precisam fazer um trabalho para que as lideranças entendam o papel importante e estratégico da comunicação. Os líderes precisam conhecer bem sua equipe, suas necessidades e suas expectativas. Desse modo, o marketing interno será visto como uma estratégia de gestão determinante para o sucesso das organizações, além de diminuir a rotatividade de funcionários. O Endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa.

Não há uma bula ou receita específica para a implantação. A estratégia varia conforme as necessidades da empresa e tem que ser autêntica. Para uma empresa implantar um bom programa de marketing interno, o orçamento nem sempre é o mais importante. Algumas ações simples com certeza trarão grandes resultados. É preciso disposição e boa vontade para a aplicação dessas estratégias. Qualquer estratégia de marketing é um investimento e, se esse investimento trouxer retornos para a empresa, então ele não sairá caro.

Investir na comunicação interna faz com que a organização se torne mais competitiva, pois o diferencial estará no desempenho de seus funcionários. Para isso, é ideal que haja uma parceria entre as áreas de RH e Marketing, já que o setor de Recursos Humanos obtém informações sobre os colaboradores e o marketing possui conhecimento de técnicas e estratégias a serem aplicadas. Assim, o trabalho terá o resultado desejado e o sucesso será certo para todos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

0 comentários:

 


PNL Programação Neuro Linguística - Templates Novo Blogger 2008