
Endomarketing é uma poderosa ferramenta da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, com o objetivo de manter um relacionamento com o público interno das empresas, visando melhorar o desempenho e a produtividade dos profissionais. O seu papel é atrair, motivar, e reter o seu primeiro cliente: os colaboradores, afinal, quando insatisfeitos com as condições de trabalho e com os produtos e serviços oferecidos, podem causar uma contrapropaganda. Por isso, é necessário estimulá-los a ter um maior compromisso e identificação com a empresa.
Para serem bem implementadas, as ações de endomarketing precisam ser estudadas e bem desenvolvidas, os funcionários precisam sentir que são verdadeiramente importantes dentro da equipe. Quando bem informados e em sintonia com as metas e objetivos da instituição, eles tendem a sentir-se valorizados e a assumirem com empenho sua parcela de responsabilidade sobre o resultado final do negócio.
A importância do líder para o sucesso do Endomarketing
O papel do líder é de extrema importância para o bom desenvolvimento das ações. Para isso, os gestores de RH precisam fazer um trabalho para que as lideranças entendam o papel importante e estratégico da comunicação. Os líderes precisam conhecer bem sua equipe, suas necessidades e suas expectativas. Desse modo, o marketing interno será visto como uma estratégia de gestão determinante para o sucesso das organizações, além de diminuir a rotatividade de funcionários. O Endomarketing é um elemento indispensável para o sucesso de qualquer empresa.
Não há uma bula ou receita específica para a implantação. A estratégia varia conforme as necessidades da empresa e tem que ser autêntica. Para uma empresa implantar um bom programa de marketing interno, o orçamento nem sempre é o mais importante. Algumas ações simples com certeza trarão grandes resultados. É preciso disposição e boa vontade para a aplicação dessas estratégias. Qualquer estratégia de marketing é um investimento e, se esse investimento trouxer retornos para a empresa, então ele não sairá caro.
Investir na comunicação interna faz com que a organização se torne mais competitiva, pois o diferencial estará no desempenho de seus funcionários. Para isso, é ideal que haja uma parceria entre as áreas de RH e Marketing, já que o setor de Recursos Humanos obtém informações sobre os colaboradores e o marketing possui conhecimento de técnicas e estratégias a serem aplicadas. Assim, o trabalho terá o resultado desejado e o sucesso será certo para todos.
0 comentários:
Postar um comentário