A demanda por produtividade e flexibilidade é maior a cada dia que passa. O profissional atual tem que estar sempre correspondendo a uma série de expectativas de seus superiores e colegas e a inabilidade para alcançá-la pode gerar o que conhecemos como estresse.
O estresse afeta principalmente aqueles que possuem uma vida cheia de atividades e convivem com muita pressão no dia-a-dia, e essa pressão nem sempre é externa, pode vir dele mesmo. Pessoas que estão insatisfeitas com o trabalho, ou são muito perfeccionistas em suas atividades são mais propensas a esse tipo problema.
Saiba identificar um estado de estresse
Há alguns sinais que denunciam o estresse e eles são facilmente identificados:
- Ansiedade o tempo todo;
- Tensão muscular crônica, geralmente nos ombros, rosto, mandíbula e mãos;
- Tremor decorrente de batimentos cardíacos elevados;
- Tremor interno;
- Palpitações;
- Palmas das mãos úmidas;
- Necessidade de se isolar;
- Incapacidade de manter o foco;
- Problemas para se lembrar das coisas;
- Volatilidade emocional;
- Ataques súbitos de raiva;
- Teimosia, contrariedade;
- Irritabilidade;
- Ataques de pânico.
Se você identificou-se com vários desses sintomas saiba que você tem uma grande possibilidade de estar estressado.
Dicas para Reduzir o estresse
Se você se encontra no estado de estresse, não se preocupe, há algumas dicas simples que caso sejam seguidas irão tornar sua vida bem mais produtiva e minimizar os danos causados por ele.
Aprenda a planejar: a desorganização pode gerar estresse. Ter muitos projetos acontecendo ao mesmo tempo pode prejudicar seu rendimento e causar freqüentes esquecimentos, ao iniciar um projeto trabalhe nele até terminar.
Reconheça e aceite os limites: Está na natureza de muitos de nós sermos perfeccionistas. Mas a realidade é que atingir a perfeição é algo muito difícil de ser alcançado, e quando não atingimos o nível de perfeição que esperamos temos a tendência de nos sentirmos frustrados. Por isso é essencial que você estabeleça metas alcançáveis para si mesmo.
Aprenda a brincar: Não dá para ser sério o tempo todo. Ocasionalmente tire um tempo para o lazer. Encontre passatempos que façam você fugir um pouco das pressões.
Dê foco as coisas positivas: evite críticas desnecessárias aos outros. Aprenda a dar foco na qualidade das pessoas a sua volta e não perca a oportunidade de elogiá-las. Além de dar crédito a si mesmo saiba valorizar o trabalho do outro.
Aprenda a tolerar e perdoar: as pessoas são diferentes uma das outras e tem necessidades e focos diferentes no trabalho. É necessário que você aprenda a lidar com cada uma dessas pessoas e saber que falhas acontecem com todos, inclusive com você.
Evite competições desnecessárias: Ficar muito preocupado em vencer sempre pode te prejudicar. Não somos bons em tudo que fazemos e achar que temos que ser melhores em todas as áreas de nossa vida pode nos deixar com um alto nível de ansiedade e extremamente agressivos.
Faça exercícios físicos regularmente: Escolha uma atividade que realmente goste, seja uma corrida ou a prática de um esporte, gastar energia com esse tipo de atividade de ajuda a aliviar a tensão.
Aprenda uma forma saudável de relaxar: Tente não recorrer a drogas como calmantes para relaxar. Pratique a meditação assista a bons filmes, ouça as músicas que gosta.
Fale sobre os seus problemas: Evite se isolar quando um problema lhe afligir. Conversar com um amigo ou uma pessoa de confiança pode ser bastante útil para aliviar a pressão de uma dificuldade pelo qual você esteja passando, e essas pessoas por estarem de fora do problema podem lhe dar conselhos úteis.
Mude sua maneira de pensar: É comum nos acostumarmos com as nossas crenças e convicções e acabarmos por acreditar que só elas estão corretas, abrir um pouco a mente para novas possibilidades pode nos dar uma nova visão sobre o mundo e sobre nós mesmos.
Seguindo essas dicas simples você poderá crescer profissionalmente e levar a vida de forma bem mais fácil. Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhá-las e usá-las no seu dia-a-dia.
0 comentários:
Postar um comentário