Isso é genético ou pode ser aprendido e replicado?
A capacidade de decidir é um dos mais fascinantes processos humanos. Trata-se de uma série de operações que fazemos de forma quase inconsciente e que determinam a maior parte dos nossos sucessos e fracassos. Empresários de sucesso tem uma estratégia bem provada no dia-a-dia e por isso produzem resultados.
A dúvida é se isso é algo que nasce com a pessoa, algo como carga genética, uma dádiva, um dom, ou pode ser algo aprendido, algo que pode ser ensinado e reproduzido. A resposta é uma mistura: existem os dois componentes. O genético e o ambiental (aprendido).
Existem pessoas que são naturalmente bem dotadas para tomar decisões. Parece que nasceram assim. Para estes é ridiculamente fácil tomar qualquer decisão e em geral o fazem com muita elegância e rapidez. Os resultados costumam assombrar aos demais por sua qualidade. Rapidamente se tornam lideres em suas áreas. São chamados "estrelas" ou "gênios". Você encontra gente assim em qualquer área. Na ciência (Einstein), nas finanças (Buffet), na tecnologia (S. Jobs), no futebol (Pelé) entre outros. São raros.
Existem também os desastres genéticos. Pessoas quase totalmente desprovidas de competência para tomar decisão. Não me refiro a doentes ou inválidos por qualquer causa orgânica. Me refiro aos indivíduos saudáveis porém indecisos, confusos, inseguros e que, quando decidem fazem a pior escolha. Chamados de "desastres" ou "perdedores". São raros.
A grande maioria das pessoas nem é tão genial como os primeiros nem tão lamentáveis como os segundos. São pessoas que em determinados contextos costumam decidir com qualidade embora em outros contextos fiquem sem saídas ou decidam mal. É a dona de casa que, da porta para dentro é uma líder ágil, múltipla e rápida. Coloque-a num carro e terá uma candidata a atrapalhar o trânsito. O executivo super decidido que na vida sentimental já trocou de companheira quatro vezes e parte para a quinta tentativa. O jovem que sobre uma prancha da surf é o "galo". Quando o assunto é carreira, está totalmente perdido…
O recomendável é ficar longe dos "perdedores", aproximar-se e imitar os "gênios" e procurar descobrir quais os processos/estratégias/passos/comportamentos/atitudes aqueles que decidem bem em determinado contexto o fazem para você, se quiser, fazer parecido.
0 comentários:
Postar um comentário