Uma das mais desconcertantes descobertas que meus alunos de Programação Neurolinguística (PNL) fazem, quando cursam o primeiro dos cursos de formação básica – Practitioner – são as falsas obrigações. Em determinado estágio do curso eu ensino sobre os pressupostos da PNL. São a base conceitual que suporta a estrutura de técnicas e ferramentas que iremos aprender. Entre estes pressupostos existe um, em particular, muito revelador
Vamos direto ao ponto: quando você nasceu, você nem notou mas veio ao mundo com apenas três (3) obrigações reais. Todo o resto do que você achou que são obrigações, não são. São falsas obrigações. As três obrigações reais: 1) Você vai ter que morrer; 2) Enquanto a primeira não vigorar, você vai viver; 3) Enquanto a segunda vigorar você vai mudar e aprender enquanto muda. O resto são escolhas, não obrigações.
Tudo o que você presume que DEVE, TEM QUE, É OBRIGADO, não deve, não tem que e nem é obrigado. Você faz o que faz porque escolheu fazer. Você faz o que faz porque quer fazer. Porque é a sua melhor escolha naquela situação ou contexto. Sempre que você usa palavras como as acima ressaltadas (de obrigação), seria mais apropriado se pusesse palavras de escolhas tipo QUER, DESEJA, ESCOLHE.
Assim, você não tem que voltar para casa após o trabalho ou lazer. Não precisa. Não é obrigado e nem deve fazer isso. "Puxa, então não preciso voltar para casa hoje?". Não. Pode não voltar. "Ai vou voltar daqui há alguns dias…e ai…vai dar galho…minha esposa vai estar furiosa comigo…meus filhos vão ficar assustados ou decepcionados…prefiro voltar!". Percebe? Você PREFERE (não tem que…). É uma escolha sua, não uma obrigação. Voc6e prefere voltar a não voltar porque é o que é melhor para você nas atuais condições. Então é incorreto falar em obrigação em voltar. O correto é dizer escolho voltar.
Aliás, viver a vida por escolhas é muito mais agradável e leve do que viver a vida por deveres e obrigações. Experimente mudar o jeito que você fala porque fala reflete o jeito que você pensa. O jeito que você pensa influi no jeito que você se sente e isso tudo pode transformar sua vida para melhor ou para pior. Vá visitar seus pais no domingo porque quer, porque escolhe fazer isso, não porque tem que, por obrigação. Garanto que terá menos brigas e mais acordos. Porque esta lá por que quer. Se não quiser não vá.
Faça uma lista de coisas que tem que fazer na semana, no dia, no mês. Verifique se existe alguma coisa que realmente tem que fazer ou se são coisas que você escolhe/prefere fazer. Se forem escolhas (aposto que 99 % o são), diga (e escreva) para si mesmo que você quer fazer aquilo. Viva por escolhas e não por obrigações (falsas) e viva melhor.
0 comentários:
Postar um comentário